- Área: 1127 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luke Hayes, NAARO
-
Fabricantes: ASCENDER Seating
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundado em 1957, o Centro Oriente Médio no St Antony’s College funciona como um equipamento da Universidade de Oxford para ensino e pesquisa do mundo árabe, Irã, Israel e Turquia, desde o século XIX até hoje, com foco na pesquisa de humanidades e ciências sociais. O centro está localizado no número 68 da Woodstock Road (antiga reitoria da Igreja St Philip e St James, construída em 1887) desde 1978.
O Centro do Oriente Médio abriga a principal coleção da Universidade de Oxford do Oriente Médio moderno, um arquivo de classe mundial de documentos confidenciais e fotografias históricas utilizados pelos estudiosos e pesquisadores que se interessam por tal região. O núcleo do centro de pesquisa é a biblioteca especializada que contém documentos e arquivos fotográficos da década de 1800 adiante. O arquivo foi criado em 1961 e possui hoje mais de 400 coleções de documentos, contando com mais de 100.000 fotografias históricas.
O novo edifício Investcorp para o Centro do Oriente Médio oferece 1.127 m2² de espaço adicional e uma nova sala de conferências com 117 lugares; duplicando o espaço disponível para a biblioteca e o arquivo, proporcionando boas condições para conservar e lidar com as coleções do centro que foram armazenadas previamente no sótão do edifício ao lado.
Como parte integral dos planos de expansão da universidade, o edifício Investcorp incorpora novas instalações essenciais para satisfazer a crescente demanda do Centro para pesquisa e atividades acadêmicas. A necessidade de ampliar o espaço de ensino foi aumentando proporcionalmente ao crescente número de estudantes nos últimos anos, incluindo estudantes, mestrandos e doutorandos.
A nova sala de conferências permitirá que o Centro amplie seu popular programa de seminários, conferências e debates - muitos dos quais são abertos tanto à Universidade como ao público em geral.
O edifício Invescorp complementa o desenvolvimento no curso da universidade. Seu desenho é tecido através do restrito terreno no St Antony’s College conectando e incorporando os edifícios e árvores existentes; enquanto sua fachada de aço inoxidável reflete suavemente a luz natural fazendo eco ao contexto do edifício.
O edifício integra as novas instalações acadêmicas e de pesquisa dentro de um desenho definido pelo entorno ,construído e natural, existente na universidade. O projeto mantém o caráter individual dos edifícios atuais, o que lhes permitem serem lidos como elementos separados, enquanto introduz um edifício contemporâneo que transmite o passado, a evolução presente e o futuro da universidade e da cidade.
A oeste, a escala do projeto direciona o visitante aos edifícios existentes dos números 66 e 68 da Woodstock Road. A forma curva da fachada oeste da sala de leitura da biblioteca possui vista para a árvore centenária e sua extensa rede de raízes; enquanto um sistema de drenagem foi instalado abaixo das lajes de cimentações para assegurar que a árvore receba suficiente umidade. A leste, a sala de leitura de arquivos e salas das bibliotecárias ascendem até a altura do edifício brutalista Hilda Besse de 1970, entretanto, o novo edifício Investcorp permanece abaixo da linha da cobertura da rua adjacente.
A sala de conferências de 117 lugares encontra-se no subsolo e é ventilada através de um labirinto térmico. Existe um labirinto similar abaixo da sala de arquivos da biblioteca possibilitando controles ambientais essenciais e atenuando a necessidade de manipulação mecânica do ar. Uma bomba de calor geotérmica proporciona o acoplamento de terra com controle ativo da temperatura e umidade, criando um entorno seguro para a conservação da famosa coleção.
O trabalho do Centro do Oriente Médio contribui ao discurso global e a uma maior compreensão desta região do planeta. O novo Investcorp conecta edifícios díspares dentro da universidade, definindo uma série de espaços para arquivo, biblioteca e seminários do Centro; permitindo que seu compromisso seja ampliado como um fórum vital para a pesquisa, compreensão e o debate aberto.